Faz parte da história da humanidade a luta pela sobrevivência, a fome, as guerras, as pragas e as epidemias/pandemias, dentre outros infortúnios.
O surgimento e a rápida disseminação do novo Corona vírus apresentaram desafios inesperados para os especialistas em saúde do mundo inteiro.
Esta pandemia não foi a primeira e nem será a última. Outras virão e, é claro, sobrarão sempre pessoas para registrá-las e guardá-las para conhecimento das futuras gerações.
Os antecedentes da dinâmica das infecções, o risco das doenças e as intervenções de saúde raramente são abordados pela mídia, que só está interessada mesmo é em criar um ambiente de pânico e previsões catastróficas. Não ocorrendo os cenários de horror anteriormente previstos a mídia some, desaparece, e vai em busca de outro fato sensacionalista para explorá-lo à exaustão.
Ora, as doenças não ocorrem puramente por acaso; sua ocorrência e disseminação são amplamente baseadas em fatores causais e potencialmente previsíveis. O que ocorre é que frequentemente tais fatores não são levados em conta ou são subestimados, de tal forma que quando bem não se espera a epidemia já se instalou, como ocorreu com a pandemia do novo Corona vírus.
Bem. O que é certo é que beirando a octogenariedade, apesar de não padecer de nenhuma das apelidadas comorbidades, o autor não poderia ficar “dando sopa” por aí para o tal vírus.
Encolhido em seus modestos aposentos, já que a sua provecta idade o coloca entre aqueles mortais mais suscetíveis de ter problemas graves com a virose, aproveitou para dar continuidade ao que mais gosta de fazer, que é ler, escrever e fazer pesquisas sobre mil e um assuntos em diversas fontes.
Desta forma, aproveitou esse longo tempo de inércia para escrever sobre diversos temas que sempre interessam a todos, pelo menos àqueles que enxergam o mundo, a vida e o comportamento das pessoas de uma maneira crítica. E aproveitou para fazer uma viagem de volta ao seu passado.
Seja como for, espera-se que os leitores se divirtam com suas opiniões, muitas vezes polêmicas, satíricas e irreverentes em mais este livro de crônicas e ensaios.
Autor: Humberto Cavalcante
Humberto Costa Cavalcante nasceu no dia 16 de julho de 1944, em Ilhéus(BA), onde residiu até 1966. Trata-se de um self made man. Em razão da pobreza em que vivia, deu os primeiros passos nos estudos em sua própria casa, auxiliado por seus pais, amigos e parentes. Depois, estudou no Ginásio Alfredo Dutra (Itapetinga-BA), Instituto Municipal de Educação (Ilhéus-BA), Escola Técnica de Comércio e Colégio Firmino Alves (Itabuna-BA), Colégio Carvalho de Mendonça (Rio de Janeiro-RJ), Colégio Estadual Carneiro Ribeiro – Central, UFBA e ICBA (Salvador-BA), e Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/Itabuna-BA).