Como sanar as dificuldades dos estudantes no processo de resolução de situações-problema de adição e de subtração? Com base por questionamentos dessa natureza é que um grupo de pesquisadores e professores desenvolveu uma pesquisa colaborativa em sete distintas regiões do Estado da Bahia visando a construção de sequências de ensino que apresentem possibilidades de serem implementadas na sala de aula e que pretendam sanar dificuldades no ensino e na aprendizagem da adição e da subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse grupo compreende que as duas operações, conjuntamente com suas relações, propriedades e teoremas, constituem o Campo Conceitual das Estruturas Aditivas. Lançada no âmbito da Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica, a coleção ENSINANDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO apresenta as experiências dos professores ao buscar alternativas de ensino para a aprendizagem e consequente domínio desse Campo Conceitual pelos estudantes. Para facilitar a consulta e aplicação dessas experiências por professores dos anos iniciais, a coleção encontra-se dividida em quatro títulos, sendo um para cada ano escolar (2º, 3º, 4º e 5º). Todos os títulos contemplam as apresentações dos principais resultados referentes ao desempenho dos estudantes, alem das atividades e experiências vivenciadas pelos professores em sala de aula durante a formação, acompanhadas de comentários que podem subsidiar o professor em seu trabalho de sala de aula. Acreditamos que os conceitos Matemáticos abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental se constituem como base importante para a formação do cidadão crítico, oferecendo-lhe condições de participar ativamente da construção da sociedade na qual está inserido.
Autora: Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017).
Autora: Diná da Silva Correia
Doutora em Educação Matemática pela UNIAN/SP (2018). Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC). Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em estágios supervisionados na formação inicial do professor de matemática.