Este livro revela, dado o momento histórico no qual foi elaborado, o empenho e a dedicação desse grupo de investigadores no enfrentamento das adversidades, que não são poucas na educação básica, sobretudo com a reforma curricular que se seguiu
à publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ainda se agravam no contexto da pandemia da Covid-19.
Esse grupo de pesquisa, altamente compromissado com a promoção da melhoria da educação brasileira, está em atividade há quase duas décadas, divulgando significativos resultados de suas investigações, promovendo a formação dos professores que ensinam Matemática, articulando suas práticas com outros grupos igualmente engajados, como a Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), contribuindo sobremaneira com a formação continuada de professores da educação básica.
Agora, esses pesquisadores dedicam-se à elaboração de sequências de ensino e à produção de materiais didáticos, debruçando-se sobre questões que permeiam o desenvolvimento do letramento, do raciocínio e do pensamento estatístico, no sentido de matematizar a realidade e empoderar educadores em um ambiente colaborativo, envolvendo toda a comunidade escolar: estudantes, professores, gestão escolar, responsáveis pelos estudantes e comunidade em geral.
Ao longo de quatro capítulos em uma perspectiva transdisciplinar, fundamentada em grande parte na Teoria dos Campos Conceituais, temos a exploração de conceitos estatísticos, de metodologias investigativas, bem como de sequências de ensino, norteadas pelos pressupostos do Ciclo Investigativo PPDAC e contando com o suporte tecnológico de ferramentas do G Suíte for Education e com o Telegram.
Por meio de tais capítulos, inteiramo-nos sobre os detalhes relativos aos procedimentos realizados na construção de um eficiente processo formativo, cujos bons frutos impulsionaram esta publicação, detalhes esses que, quando desvelados, denotam uma trajetória investigativa fortemente embasada em sólidos aportes teórico-metodológicos.
Ressaltamos ainda o brilhantismo da iniciativa da Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, à frente do curso de extensão Matemática #COmVIDa que, assumindo uma posição solidária e ética, soube inspirar com leveza, mas também com determinação, tanto professores quanto pesquisadores, semeando esperança em um meio tão abalado pelos efeitos da pandemia da Covid-19.
Face ao exposto, concluo que esta obra representa uma valiosa contribuição, tanto para a universidade – na constituição de novos processos de pesquisa e de ensino, em nível de graduação e pós-graduação, na formação dos professores quanto para o chão de escola, nos processos de aprendizagem na educação básica, no intuito de matematizar com vida, promovendo a ressignificação da Matemática e da Estatística, por meio de uma postura investigativa frente ao saber.
Autora: Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017).
Autora: Maria Elizabete Souza Couto
Doutora em Educação pela UFSCar/SP (2005). Professora plena na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Credenciada nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC). Atua na área de educação, com ênfase na formação de professores, alfabetização e práticas pedagógicas.
Autora: Diná da Silva Correia
Doutora em Educação Matemática pela UNIAN/SP (2018). Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e Ciências (GPEMEC). Atua na área de Educação Matemática, com ênfase em estágios supervisionados na formação inicial do professor de matemática.
Autora: Marlúbia Corrêa de Paula
Graduada em Matemática (FURG), especialista em Matemática Aplicada; Supervisão e Adm. Escolar; Gestão e Tutoria em EAD; Mestre e doutora em Educação em Ciências e Matemática (UTAD – Portugal / PUCRS), participando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), realizado na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), em Vila Real- Portugal. Professora adjunta, visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) (UESC).