A conjuntura atual do nosso país vem demonstrando uma crise política, social e econômoica intensa na qual a retirada de direitos das populações historicamente marginalizadas vem se tornando frequente. Diante disso, problematizar a história contada sobre os povos indígenas é um ato importante de resistência (…).
É importante e necessário repensar a história do nosso país, sobretudo a participação dos povos indígenas e reconstruir as memórias e escritos sobre ela, e esta obra é parte fundamental desse esforço que não é apenas dos povos indígenas, mas dos nossoa aliados de luta que podem e estão inseridos nos contextos mais diversos, inclusive na academia como a professora Dra. Zeneide Rios.
Autor: Zeneide Rios de Jesus
Doutora em História Social pela Universidade Federal da Bahia e professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana/Ba. Atua na área de História do Brasil e História da Bahia. Pesquisa temas de História do Brail no século XX desde a década de 1990, especialmente sobre trabalho, pobreza, comércio informal, garimpos e garimpeiros. A partir de 2008 seus estudos voltaram-se para a História Indígena e do Indigenismo. É autora de Eldorado Sertanejo: garimpos nas Serras de Jacobina (1930 – 1940) pela editora Olyver.