O autor Cyro de Mattos, que atua em várias linguagens, reúne agora, em A anotação e a escrita, textos que foram publicados no curso de suas atividades literárias, em jornais, revistas e blogs importantes de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Na primeira parte, denominada “Algumas Anotações”, o autor enfoca a progressão de nossa literatura através do Naturalismo e do Regionalismo. Faz um levantamento da vida literária do Rio de Janeiro no fim do Século XIX e início do XX, ressaltando o papel de escritores comprometidos com a nossa realidade, ao contrário de outros intelectuais da época, que absorvidos pelo espírito da belle époque, pensavam o Brasil com o pensamento na França.
Os assuntos aqui abordados, como resultados das anotações, resenhas e comentários, produzem na escrita lúcida uma abertura para o conhecimento da vida através do literário e de outros espaços de natureza cultural. E não só isso, funcionam como contribuição valiosa da linguagem que em si mesma transmite o seu poder de proliferação.
Autor: Cyro de Mattos
Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, no Sul da Bahia, é autor de 65 livros pessoais, de diversos gêneros. Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Conquistou o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, com Os Brabos, novelas, Menção Honrosa do Jabuti em 1988, com Os Recuados, contos, e o Prêmio de Romance do Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Foi distinguido com a Medalha Zumbi dos Palmares da Câmara de Vereadores de Salvador. Também premiado em Portugal, Itália e México.