Triste e sofrida trajetória percorrida pelos índios Tupinambás no Sul da Bahia, em busca do reconhecimento de seus milenares direitos e respeito, foram enfocadas com grande propriedade pela jornalista e antropóloga Daniela Fernandes Alarcon, em 2013, sob o título de “O RETORNO DA TERRA – As retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia”. A Dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em estudos Comparados sobre as Américas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ciências Sociais.
Seu trabalho, resultado de uma permanência de quatro meses na área, ganhou destaque em quase todos os jornais brasileiros e foi parar nas páginas do Le Monde da França. Convertido em filme documentário, a tese de Daniela foi assunto em fóruns de debates universitários em quase todo o pais, e desmistificou o pregão e o movimento da Associação dos Pequenos Produtores do Sul da Bahia, deixando bem claro que se invasores existem, não são os índios. E se há protelação de medidas em favor dos nativos, mesmo aculturados e miscigenados a culpa recai na desídia do governo, que teima em engavetar um processo que tramita há dezenas e anos sobre a demarcação da área de 35 mil hectares, oficiosamente reconhecida como Reserva Indígena.
Autor: Waldeny Andrade
WALDENY ANDRADE viveu no caldeirão da política itabunense durante 29 anos, atuando no jornalismo, dirigindo um jornal e uma emissora de rádio. Ao aposentar-se, foi morar em Ilhéus sem se desligar de Itabuna, onde continuou, como eleitor e atento para o que acontecia, na área que mais lhe fascina, acompanhando mais três eleições municipais.