Esse trabalho do fotógrafo José Nazal é uma evolução do catálogo “Ilhéus: Ontem Bela, Hoje Linda”, que rompe as fronteiras da imagem e avança sobre o mundo do texto, tornando sua visão da história um corpo nítido e visível da vida de um povo.
“Minha Ilhéus” é, até agora, o mais ilustrado livro sobre a história da cidade. Resultado da compilação em torno de obras de outros autores, apresenta a realidade urbana que marcou o século 20, período de enorme influência da obra literária de Jorge Amado e que coincide com o apogeu da chamada “civilização do cacau”.
O autor atualizou dados na apresentação geográfica do município. A leitura em forma de revista é uma viagem agradável e interessante, primeiro porque foi construída sob o olhar de quem vê a cidade como parte de si próprio, segundo, porque deu ao sentido histórico um conceito ambiental.
Com a história de Ilhéus traduzida com disciplina na rede de ensino local, a obra torna-se indispensável à consulta de alunos, professores e curiosos. Também espelha a flagrante influência da Igreja católica na sociedade local.
O livro torna-se um pequeno inventário físico do mais importante período de desenvolvimento social e econômico da cidade. Trata-a como patrimônio arquitetônico e histórico. Crava um nítido carimbo no passado da bela Ilhéus.
Autor: José Nazal Pacheco Soub
Ilheense, nascido a 25 de Janeiro de 1956, primeiro filho de Amelinha e Lúcio Soub, iniciou seus estudos com suas tias Berta, Sophia e Cleófa no Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima e Escola Ruy Barbosa. Em 1968 prestou exame de admissão no Centro Educacional Álvaro Melo Vieira, onde fez o curso ginasial. Em 1972 foi para o Instituto Nossa Senhora da Piedade para cursar os três anos do científico. No ano de 1975 ingressou na Faculdade de Economia da Fespi/Fusc, deixando a mesma em 1977, sem concluir o curso. Desde 1972, quando estudava na Piedade, se apaixonou pela fotografia amadora, que vinte anos depois passou a ser profissão. Colecionador de fotografias, publicou em 10 de Julho de 1977 seu primeiro trabalho sobre a cidade, comparando fotografias do ontem e do hoje. Nesse trabalho, cuja primeira edição foi lançada em 02 de setembro de 2005 e a segunda em 22 de dezembro de 2010, reúne fotos e textos históricos de diversos autores. O autor é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.