Este é o primeiro livro de Hans Schaeppi a ser editado, após mais de um ano no computador, sem tempo para concluí-lo mais cedo.
Há trechos que não são apenas ficção. O suíço citado no livro como Otto Chep, na realidade foi o pai de Hans Schaeppi, Otto Schaeppi, que teve toda a sua vida dedicada à exportação de cacau. Fazia avaliação de safras com muita precisão em visita a fazendas em longas caminhadas em lombo de burro. Graças a essas avaliações, os agricultores tinham acesso a adiantamentos das compradoras, pois inexistiam linhas de crédito na época. As avaliações eram entregues às empresas onde trabalhou em Ilhéus, como a Wildberger, Stevenson e Kaufmann.
Também não se trata de ficção, as palmadas levadas por Roberta quando ela comeu uma piaba viva “para aprender a nadar”; e quando colheu frutos de cacau da roça vizinha. Essas passagens aconteceram com Clarice esposa de Hans em sua infância na fazenda de cacau. Também aconteciam as festas de 27 de setembro na fazenda.
No mais, tudo é ficção e memória de fazendeiro.
Autor: Hans Schaeppi
Hans Tosta Schaeppi, nascido em Salvador, Bahia, em 1927, filho de pai suíço e mãe brasileira, foi levado cedo para Ilhéus onde a família já se radicara e onde viveu parte de sua infância. Aos seis anos retornou à capital para completar os estudos, tendo se formado em Engenharia Civil em 1951 pela Escola Politécnica da UFBA. Foi Superintendente de Obras da Construtora Norberto Odebrecht; Presidente do SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia); Diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); e Diretor de Obras Públicas da Prefeitura de Salvador. Iniciou sua carreira de jornalista escrevendo a coluna semanal “Construção Civil”, no Jornal da Bahia, do saudoso jornalista João Falcão . Passou depois para o jornal A TARDE, escrevendo algum tempo “Construção Civil” e, posteriormente, sobre Turismo. Sua coluna “Hotelaria e Turismo” marcou época no jornal A TARDE, com alto índice de leitura, permanecendo neste jornal durante 20 anos e quatro meses.