O conhecimento e a herança moral transmitida pelos verbetes aqui considerados restabelece no maçom a inocência edênica e o reintegra a um estado de pureza incorruptível. Assim, ao refletir sobre o conteúdo moral e filosófico de cada verbete, descobre-se o direito de novamente se acercar junto à árvore da vida, que se encontra no meio do jardim de nossa expressão orgânica, e de aproximar-se junto ao poder da chama, representado pela espada flamígera do Querubim que guarda essa árvore (ou faculdade) de qualquer profanação.
Esta obra inédita é um dos legados que Cadmo Soares Gomes nos deixa, fruto da sua observação, inteligência e da intensa dedicação aos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas dos Graus Superiores, para o Rito Escocês Antigo e Aceito, ao longo de vários anos. Representa uma resposta às expectativas dos maçons que adentram aos mistérios da Ordem para estudá-los, sob a égide da ética, da moral e da filosofia, diante da inexistência de literatura específica para indicar uma trilha, seguir na busca da verdade, ou para direcionar a própria intuição.
Assim, na busca do conhecimento, o maçom não deve restringir o seu “feeling”, as suas percepções, tão somente àquilo que se encontra à sua volta, mas também direcioná-las ao seu próprio fazer, à sua própria vivência. Cadmo, com suas palavras mansas, pausadas e verdadeiras, tem essa percepção e o dom de nos induzir à leitura das entrelinhas, a entender nossas intuições e sensibilidade, nos despertando a curiosidade para a descoberta o conhecimento velado, através do próprio conhecimento reflexivo, ditado pela nossa própria consciência.
Autor: Cadmo Soares Gomes
Cadmo Soares Gomes é um estudioso de assuntos maçônicos, com particular dedicação a seus aspectos iniciáticos. Pertence ao quadro da ARLS Estrela de Brasília (GOB), no Distrito Federal, da qual é Mestre Instalado; tem grau 33 do REAA pelo Supremo Conselho (São Cristóvão), do Rio de Janeiro; e é membro da Academia Maçônica de Letras do DF. É advogado, professor de Direito Internacional e linguista. Aposentado da Caixa Econômica Federal, passou a maior parte de sua trajetória profissional no Ministério do Planejamento, na área de Assuntos Internacionais. Natural do Maranhão, reside há mais de trinta anos em Brasília.