O projeto História e História Ficcionada objetiva tornar a aprendizagem e o ensino de História mais aprezível e conjugar diversas áreas de conhecimento, especialmente com as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Geografia. Ou seja, superar o acaráter maçante da história ensinada, enviando-a de contexto de época, a partir de personagens que vivenciam na ficção a realidade histórica, fazendo uma permanente conexão entre o cotidiano e os processos históricos de uma comunidade.
Em Itabuna, História e História Ficcionada há a união entre a pesquisa histórica e a leveza e emotividade da literatura e ficção. Embora as histórias e personagens nele contidos sejam fictícios, o contexto e as interpretações não o são, pelo contrário, estão em conformidade com os fatos históricos devidamente documentados. E emoção, identificação, suspense, literatura que prende, absorve, encanta.
Autor: Aurélio Schommer
Aurélio Schommer, escritor e pesquisador, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, curador da Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica. Autor, entre outros, de Dicionário de Fetiches, Cor e Fé – uma história da África na Bahia, História do Brasil Vira-lata – As razões históricas da tradição autodepreciativa brasileira. Esta é a sua 8ª obra publicada. Gaúcho de Caxias do Sul, é radicado em Salvador desde 1995.