Mulheres e suas histórias de vida

R$20,00

Categoria:

Detalhes

Peso 0.300 kg
Dimensões 14 × 21 × 0.8 cm
ISBN

978-85-8151-002-6

Edição

Ano de publicação

2011

Nº de Páginas

96

Idioma

Português, Italiano

Sobre o autor

Valdinete Fernandes

Valdinete Fernandes

Maria Valdinete Fernandes da Silva nasceu no município de Una – Bahia. Graduada e Especializada pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1996 atuando em Ensino, Extensão, Pesquisa e Grupo de Estudos na área de Saúde da Mulher.

Narrativa cuja personagem principal, uma parteira que levou vida longa atingindo quase cem anos de idade; uma mulher forte, matriarca que alcançou a sua quinta geração. Conta sua história, iniciada no ano de 1912, e de outras mulheres que viveram em décadas diferentes as quais ela teve a oportunidade de alcançar, realizando partos e presenciando diversos acontecimentos nas suas vidas não somente durante o parto, mas a violência de gênero, os encontros e desencontros com a exaustão e, noutros, a superação. Alguns fatos foram presenciados de perto; outros, sabidos pelas próprias mulheres por ter estabelecido com elas um vínculo de intimidade, durante a realização de seus partos. Assim tornava- se não somente uma simples parteira, mas alguém em quem as mulheres depositavam confiança, amizade e consideração.

Aos 16 anos já era mãe e, por grande necessidade, encontrou-se realizando o primeiro parto nessa mesma idade. Esqueceu-se da quantidade de partos que realizou, às vezes de domingo a domingo, dois a três ao dia, e nunca cobrou por nenhum deles nem pelos serviços prestados às mães. Manteve-se nessa atividade até a década de 80, quando já estava com mais de 70 anos.

Não tinha nenhum preconceito em relação a realizar os partos de nenhuma mulher. À hora e ao dia em que a chamavam, estava disposta. Tanto fazia ser filha de fazendeiro, casada ou mulher “da vida,” todas procurava atender da mesma maneira, olhando somente que eram mães… e naquele momento, precisavam dela.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Mulheres e suas histórias de vida”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *