Campo e cidade nos romances de Clarice Lispector

R$25,00

Categoria:

Detalhes

Peso 0.250 kg
Dimensões 16 × 23 × 0.8 cm
ISBN

978-85-8151-152-8

Edição

Ano de publicação

2017

Nº de Páginas

112

Idioma

Português

Sobre o autor

Ewerton de Freitas

Ewerton de Freitas

Doutor em Literaturas em Língua Portuguesa, com estágio pós- -doutoral em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Anápolis) e do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Teccer/UEG). Editor dos periódicos Via Litterae e Revista Nós. Membro do Comitê Interno de Pesquisa da UEG. Líder do Grupo de Pesquisa ERUDIO. Bolsista do Programa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da UEG– Universidade Estadual de Goiás.

Em sua obra, mesmo que composta de ensaios independentes sobre sete romances, Freitas o tempo todo entrelaça as nuances temáticas das narrativas, traçando um amplo painel do conflito campo/cidade que equaciona as ações das personagens e conduz a composição dos seus conflitos internos. Por esse viés, para alguns personagens que, no campo, se sentiam oprimidas e cerceadas, de acordo com Ewerton de Freitas: “A cidade que a um tempo se afigura como libertação se mostra aos personagens como limitação seja porque a força de pedra e concreto de sua existência devasta o campo. Seja porque as próprias personagens vivem pelo seu liame com o campo”.

Para Freitas, o espaço rural e o urbano não necessariamente se opõem nos romances analisados, eles se plasmam como experiências inalienáveis da constituição dos sujeitos personagens e consequentemente do fi o narrativo que percorrem ao longo de suas histórias. As obras de Clarice Lispector ganham mais quando se observa o relevo dialético e desassossegado que temas e semas do campo e da cidade proporcionam à medida em que são tensionados habilmente pela autora, metaforizando a matéria e a essência de que são forjados seus personagens. Foi um prazer poder ler Clarice pelo viés perspicaz elaborado em O campo e a cidade nos romances de Clarice Lispector. Obra de raro valor para amantes da Literatura e para pesquisadores.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Campo e cidade nos romances de Clarice Lispector”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *